domingo, 27 de março de 2011

Alguns Peixinhos legais de se criar em aquário

Bom, eu selecionei algumas espécies de peixes que eu acho muito bonitinhos e legais para se ter em áquario, começando pelo Ácara Bandeira, vejam:

Ácara Bandeira

O Acará-bandeira (Brasil) ou Escalar (Portugal),Pterophyllum scalare, é um acará do Amazonas. Chega a atingir 18 cm de comprimento, de corpo triangular e lateralmente achatado, com coloração variando de cinza claro a escuro, podendo possuir faixas escuras, nadadeiras dorsal, caudal e anal bem desenvolvidas. Também é conhecido pelos nomes de acará-bandeira-comum, acará-de-véu, acará-fantasma, acará-fumaça, acará-negro, buvuari,buxuari e piraquenanã. É uma espécie ornamental. Os Acarás Bandeira são extremamente pacíficos. País de origem: Brasil(Amazonia) Comprimento máximo: 10 cm Reprodução: ovípara - desova em troncos e pedras Água: neutra e ligeiramente ácida (7,0 a 6,8) Temperatura: 24 a 35 c. Aquário: médio a grande e bem plantado Comportamento: pacífico - vive em grupo Alimentação: Onivoro - aceita flocos. O Acara é um peixe de aguas quentes, moles(poucos sais) e acidas, conforme o que encontra em seu meio ambiente natural, embora seja tolerante a uma grande variação de condições, pode-se cria-los em aquarios a partir de 50L sendo o ideal aquarios maiores(Com cerca de 100L).


Barbo Sumatra

Um dos mais populares da família Barbos, vivem em aquários comunitário, são pequenos, pacíficos e muito brincalhões. Uma das características mais famosas dos Sumatras é a sua tendência de “beliscar” as barbatanas dos outros peixes. Peixes com barbatanas longas como Bandeiras e Bettas são vítimas prediletas. Costumam ocupar a parte superior da água logo abaixo da superfície, uma região não muito frequentada pela maioria dos outros peixes. Alimentos secos (flocos, granulados e liofilizados), congelados ou alimentos vivos. A temperatura da água deve estar entre 22°C - 27°C, e PH 6.0 á 7.0.


Cascudo

O cascudo ( Hypostomus Punctatus) não é um peixe muito bonito, mas muito útil para o aquário, muito simpático e inofensivo. É o melhor comedor de algas, o mais rápido e eficiente, pois é sua  alimentação principal.  Obrigatoriamente você deve  adquirir pelo menos uma espécie  no aquário, pois ajudará no controle das algas.  Ele tem uma ventosa em sua boca que faz aderir em pedras e vidros que ajuda a raspar as algas.  Revestido pôr placas ósseas, o seu corpo dificilmente é atacado pôr outros peixes. O cascudo tem hábitos noturnos, ficará ativo e se alimentará neste período, mas muito pouco durante o dia, deve deixar o aquário com partes de sombra durante o dia. Achamos que deve ser inserido no aquário após a aparição de algumas algas para que possa se alimentar, já que se alimenta muito pouco de ração e outros alimentos. Quanto a sua reprodução em cativeiro muito pouco se sabe, é muito difícil isso acontecer, na natureza, a fêmea deposita seus ovos e logo após o macho os fecunda. O cascudo pode chegar a 18 cm em aquários. A temperatura da água deve estar entre 20 a 26 graus, e PH 7.0.


Espada

O peixe Espada é muito conhecido por sua cauda longa e pontiaguda além da sua coloração vermelha. Quase todo mundo já viu ou criou uma deles. Em grego o nome Xiphophorus, significa portador de espadas. Porém, este nome não se deve, como muitos acreditam, à cauda do macho, que possui um prolongamento inferior com a forma de uma espada, mas sim, ao formato do gonopódio, seu órgão copulador, que é sustentado por uma dobra de pele em forma de bainha. Esta espécie, a Xiphophorus Helleri, originária da América Central, tem comportamento pacífico, porém dependendo do seu habitat, os machos podem se tornar agressivos. Eles vivem em temperaturas em torno de 25º e nunca devem ser mantidos em temperaturas abaixo de 20º pois podem adoecer e se alimentar pouco. Para cada macho deve haver três fêmeas. Eles adoram correr atrás delas e " dar uma namoradinha " e com isso as fêmeas acabam se estressando. O macho difere da fêmea por ter um raio inferior na cauda, que lembra a lâmina de uma espada, já a fêmea de coloração menos intensa tem a cauda em forma de leque e é maior do que o macho. No cativeiro o macho pode atingir 8 cm e a fêmea 10 cm.
A alimentação do peixe espada não é muito exigente. Basta uma boa ração. Pode viver de 2 a 3 anos. É bom que se mantenha o aquário tampado, pois o Espada é um excelente saltador. 

CURIOSIDADES

Alguns aquaristas e cientistas, já observaram o fenômeno da mudança de sexo na fêmea do Espada. Certas fêmeas, depois de algum tempo de vida, quando os ovários param de funcionar, têm a nadadeira anal transformada em gonopódio, ou seja, a cauda começa a se desenvolver na famosa espada masculina. No entanto esta teoria é rejeitada por alguns estudiosos, visto que o macho leva muito tempo para atingir a maturidade e desenvolver as características sexuais secundárias. Neste período antes do desenvolvimento o macho tem o corpo roliço como as fêmeas adultas, resultando para este grupo de estudiosos essa teoria enganosa de "mudança de sexo".


Lebiste

O Guppy, também conhecido como Lebiste, está entre os peixes mais populares do mundo. No Brasil, é o segundo peixe mais vendido, perdendo somente para o Kinguio. É nativo da América Central e do norte da América.

Possui uma variedade de cores tão extensa que é possível afirmar que não existe um exemplar igual ao outro. Em seu estado selvagem, apresenta cor verde-oliva. Porém, em cativeiro o corpo e as nadadeiras dos machos são mais vistosos com cores e desenhos diversos. Já as nadadeiras caudais podem ter vários formatos, como leque, delta, lira, garfo entre outros.
As fêmeas de Guppy, em geral, têm nadadeiras menores e coloração pouco intensa, sendo de tamanho maior que os machos.
O Beliste é uma espécie pacífica e sociável e pode ser criada em aquários comunitários. Um cuidado essencial é não juntar este peixe com outros maiores já que podem atacar ou mesmo encará-lo como presa.

A alimentação é a base de tubifex, artêmia, dáfnias, larvas e ração. Reproduz-se com muita facilidade e quando adultos medem 3 a 6 cm.  Os filhotes devem ser separados dos pais logo ao nascerem, para que não sejam devorados.


Molinésia

A primeira impressão que temos quando observamos as molinésias num verdadeiro contraste entre a nitidez da água com o negro veludo, sente-se a elegância de quem nada despreocupado, e nos vem logo a sensação de que isto faz bem aos olhos.
São estas espécies que tanto fascinam crianças e criadores em todo o mundo. As espécies que encontramos facilmente nas lojas especializadas são (Poecilia latipinna, Poecilia velifera, Paecilia sphenops, etc.)
As molinésias negras na verdade possuem essa cor devido a presença de melanina em suas células o que as torna bastante vulneráveis quando criadas em grandes tanques à céu aberto de águas claras sem proteção contra os pássaros e até mesmo a presença de gatos perto dos locais de criação.
São peixes sensíveis e não devem levar sustos o que as vezes intimidam os machos e podendo provocar até parto prematuro nas fêmeas.
Pertencem à família Poecilidae. É originária das regiões costeiras do Sul da América do Norte e algumas partes do México, Honduras e Nicáragua.
Para que se possa obter êxito em cativeiro devemos colocar para cada seis litros de água uma colher de chá de sal grosso ou 15% aproximadamente de água do mar, mantendo salobra a água, o que é mais compatível com seu ambiente natural O aquário ideal para as molinésias são os mais espaçosos e abundantemente plantado, com boa iluminação e um crescimento razoável das algas, que elas adoram.
São peixes onívoros isto é, comem de tudo, mais a sua dieta preferida é a base de vegetais; alface picada, algas marinhas picadas, espinafre cozido, confrei, etc. Podem ser oferecidas artêmia salina, larva de mosquito, tubifex, e ração industrializada de preferência as flocadas. A alimentação deve ser feita em pequenos intervalos, evitando uma super dose, tornando o excedente não consumido pelos peixes em composto orgânico, decornpondo e alterando toda a estrutura química da água. A alimentação deve ser servida duas vezes ao dia, a mais balanceada possível, e para um total desenvolvimento das nadadeiras, a água do aquário deve estar ligeiramente alcalina (pH 7,2) o que pode ser conseguida com pedras calcárias.
As molinésias são também sensíveis as mudanças bruscas de temperatura devendo manter-se entre 24º e 29º C.
Devemos manter para cada macho, cinco fêmeas satisfazendo o seu incrível apetite sexual. São ovovíparas, fazendo, com que sua prole desenvolva-se no ovário da fêmea, sendo expelidos na época certa do nascimento um a um em forma de alevinos, que são suficientemente grandes e muito parecidos com seus pais. As características fundamentais para se distinguir o sexo dos machos é pelo desenvolvimento das nadadeiras, e a transformação da anal em orgão copulador, conhecido como gonopódio.
Em algumas espécies como: a Poecilia velifera, conhecida vulgarmente de molinésia mexicana, nota-se uma bonita nadadeira dorsal em forma de vela chegando a custar mais cara pela total ausência de melanina em sua pele. É muito apreciada pelos aquaristas mais experientes.
O período de gestação é de 30 dias chegando a produzir em média de 60 a 100 alevinos, quando estão bem alimentados durante toda a gravidez. Ao nascer os alevinos devem ser alimentados com uma dieta básica e bastante rica em proteína vegetal e animal em intervalos mais variados. Estes são alguns dos segredos para se ter molinésias em perfeitas condições e com uma beleza de deixar qualquer pessoa envolvida com sua graça e sociabilidade.


Platy

Os platis  são peixes pacíficos e não necessitam  de muitas exigências, muito reprodutivos e belos. Aquaristas e cientistas garantem  que  são milhares as variações de cores dos Platis,  Estes peixes tem uma facilidade em adquirir Tuberculose e Ictio, não gostam de variações de temperatura.  A cor mais encontrada é  vermelho sangue , com manchas pretas.  São parecidos com as Molinesias em seu formato. Quanto a sua alimentação, gostam mais de rações em flocos, além da alimentação viva como as Artemias. Podem chagar a medir 6 centímetros em aquários. Quanto a sua reprodução devemos acrescentar que é muito parecida com as Molinésias, devemos apenas deixar um macho para cada 3 fêmeas. Podem dar cria a mais de 35 filhotes a cada 40 dias e o aquário deve estar com plantas em abundância pois os Platys podem se alimentar de sua cria. Artemias vivas (nauplius)  é a alimentação indicada para os filhotes nos primeiros dias,  logo depois , devem ser  alimentados com ração especial para alevinos. Esta espécie sofre vários estudos científicos no que se refere a sua genética, talvez o motivo de tantas  variações de cores.  Indicado para aquaristas menos experientes, o Plati é facilmente domesticável, pois facilmente se alimenta na mão do aquarista. A temperatura da água é entre 23 e 28 graus, e 7.0 ou 7.2 para seu PH.


Tricogaster

O Tricogáster é um peixe bonito e muito resistente que pode ser encontrado facilmente em muitas variedades de padrões e cores, desde azul claro ou escuro até amarelo, rosa e marrom. Eles são muitas vezes vendidos ou escolhidos como peixes para iniciantes pela sua resistência, mas existem dois importantes pontos contra essa escolha: primeiro, eles crescem até um tamanho razoável (15 cm) e podem superpopular aquários menores. Segundo, os machos tendem a ser bastante territoriais e, com o seu tamanho avantajado, costumam atormentar todos os outros peixes menores, forçando-os a ficarem escondidos em algum canto do aquário. Isto pode ser bastante frustrante para aquaristas iniciantes, especialmente crianças. A solução é mantê-los em aquários grandes e bem plantados, ou manter apenas fêmeas. A identificação do sexo é fácil, já que o macho tem a barbatana dorsal (a de cima) comprida e pontuda, enquanto a da fêmea é curta e arredondada (como na foto acima). Eu fico muito desapontado de ver que poucos funcionários de lojas de aquários sabem esta diferença.




Para saber sobre demais espécies de peixes ornamentais acesse:










  




2 comentários:

  1. seu blog ta muito legal se vc kiser umas dicas de aquarismo entra no meu blog eu sou um dos seu seguidores omeu é

    www.petssubmersos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. The Casino Review: Best New Bonus Offer for 2021 - DrmCAD
    Find out all about the Casino. 파주 출장안마 Get our exclusive 2021 Welcome 세종특별자치 출장마사지 Bonus bet365 and get 계룡 출장안마 up to 세종특별자치 출장마사지 $1000 Free. Sign up and claim your bonus!

    ResponderExcluir