sexta-feira, 25 de março de 2011

Top 50 - As raças de cães que eu mais gosto!

Bom gente, como eu disse no post anterior, eu ia fazer um top 50, das raças de cães que eu mais gosto, pois bem tá ai em baixo a lista completinha com os cachorros que eu mais gosto, começando pelo Akita Inu, muito lindo ele! Vejam:


1° - Akita Inu


A raça é originária do Japão. Sua função original era a caça e posteriormente chegou a ser usado para rinhas. Hoje o governo proíbe sua utilização em rinhas e procura manter a sua integridade. Trata-se de um excelente cão de guarda e um ótimo companheiro, de caráter dócil e afetuoso com a sua família. No entanto, é bastante reservado com estranhos e não faz novas amizades com facilidade. O akita é um cão muito inteligente, tem um andar enérgico e é bastante imponente. Possui pêlo duro, nem longo e nem curto. A pelagem exterior é dura e reta, e possui um sub-pêlo macio e abundante. A garupa e a cernelha são revestidas com um pêlo ligeiramente mais longo que o do resto do corpo. As cores são o vermelho fulvo, o sésamo (pêlos vermelhos com pontas pretas), o tigrado e o branco. O tamanho dos machos é de 67cm, e das fêmeas é de 61cm na altura da cernelha, com tolerância de 3cm para mais, ou para menos, desde que o exemplar tenha uma boa forma geral.



2° - American Pit Bull Terrier

O American pit Bull Terrier é um cão de porte médio, de constituição sólida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Se apresenta em todas as cores e marcações, combina resistência e atleticidade com graça e agilidade. A raça foi desenvolvida para o combate, e suas principais características são a auto-confiança, a agilidade e a sua incrível resistência. É uma raça fiel e bastante apegada ao seu dono. Ao contrário do que muitos pensam, o American Pit Bull Terrier é bastante amigável com os seres humanos. É admirável seu carinho com as crianças, e sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que não faz da raça a mais indicada para guarda de propriedade.


3° - Basset Hound


Trata-se de uma raça recente. Foi trazida da Inglaterra no século XVII. Sua apresentação oficial, foi no ano de 1883, quando foi reconhecida pelo Kenel Clube Britânico. Havia muita divergência entre os criadores que desejavam acentuar qualidades estéticas, ou realçar algumas características de cão de caça. Este conflito, influiu na popularização da raça. O Basset Hound só se tornou popular quando introduzido nos Estados Unidos.É um excelente farejador, de temperamento calmo e amável. É extremamente manso, apegado ao dono e carinhoso. Muito resistente no trabalho de campo, o Basset Hound é capaz de fazer grandes caminhadas. Acostumado a viver em matilha, não é um cão agitado, agressivo, ou tímido. Gosta de uma boa soneca e não necessita de grandes doses diárias de exercício. Pequenas caminhadas são suficientes para não torná-lo um cão obeso. É uma raça de pernas curtas, e a sua ossatura é mais pesada em relação a altura, do que qualquer outra raça. O tamanho máximo do Basset Hound, medido na altura da cernelha é de 35 cm. O pêlo é curto, liso, áspero e aderente, denso o suficiente para suportar qualquer condição climática. Todas as cores características dos hounds são aceitas. Sua pele é frouxa e elástica.



4° - Beagle

Trata-se de uma raça muito antiga. O Beagle é o menor dos sabujos da Grã-Bretanha. Apesar de serem pequenos, são cães muito ágeis, utilizados para caçar coelhos por serem excelentes farejadores. O temperamento do beagle é bastante equilibrado, não apresenta agressividade, nem timidez.
É alegre, ativo, corajoso e inteligente. Sua função principal é a caça à lebre. Seu pelo é liso, denso, nem muito curto, nem muito fino. Qualquer cor é admitida, à excessão da cor fígado. A altura do beagle fica entre os 33 cm e os 40 cm, medidos na altura da cernelha.



5° - Bearded Collie

Apesar do seu nome, o bearded collie é um cão muito diferente do famoso collie de pelo longo.
O bearded collie é uma raça antiga. É indiscutível a presença da raça na Escócia já no século XVI. Era descrito por escritores daquele período como excepcional tocador de gado e sobretudo, eram 
admirados por suportar o frio dos invernos mais rigorosos. O bearded collie é um cão vivaz, de constituição robusta, mas não pesada. Tem olhos grandes, de expressão doce e afetuosa. A cauda tem comprimento médio, com pelagem longa e abundante. A pelagem do bearded collie é longa, áspera, não lanosa, com presença de um sub pelo macio e cerrado. As cores aceitas são o cinza ardósia, o fulvo avermelhado, o preto, o azul, e todas as variações de cinza, marrom e areia, com ou sem as típicas marcas brancas do collie. A altura da raça fica entre 53 e 56 cm para os machos, e entre 51 e 53 cm para as fêmeas, sempre medidos na altura da cernelha.



6° - Bloodhound

O bloodhound é um lindo cão de caça, de grande porte e de aparência nobre e inteligente. O bloodhound é um cachorro pesado, musculoso, tem uma linda cabeça, com stop bem pronunciado, e grandes orelhas. Suas pernas e ombros são musculosos e tem uma boa estrutura óssea. A mordedura deve ser preferencialmente em "tesoura". O bloodhound é um cão bastante afetuoso e sensível. É muito calmo, e também bastante apegado ao dono. A pelagem do bloodhound é curta, e a capa não deve ter coloração clara. Tem a pele frouxa na nuca, e em várias partes da cabeça, principalmente sobre a testa e dos lados da cara. A altura média para os machos é de 67 cm, e para as fêmeas, cerca de 60 cm, medidos sempre na altura da cernelha.


7° - Boiadeiro de Berna (Bernese Montain Dog)

É um grande companheiro. Muito leal, o bernese moutain dog é um cão de porte grande, que gosta e precisa de companhia. Muito inteligente, o Bernese é forte e ágil o suficiente para desempenhar o seu trabalho nas regiões montanhosas, de onde a raça se origina. “Excelente para o trabalho, o bernese mountain dog foi usado por muito tempo como cão pastor, e guarda territorial. Hoje em dia, são usados principalmente para guarda e companhia”. O bernese mountain dog, também chamado de boiadeiro bernês, possui um temperamento bastante equilibrado, alegre, gentil, nem tímido nem agressivo. 
É um cachorro que adora a fámilia, e prefere estar sempre por perto. O Bernese Mountain Dog mede de 64 cm a 70 cm, na altura da cernelha (machos) e de 58 cm até 66 cm (fêmeas). O peso de um cão adulto pode chegar aos 45 Kg.


8° - Border Collie


O border collie é conhecido como um dos mais inteligentes, entre todas as raças de cães. É um cão espirituoso, que adora o trabalho, e está sempre pronto para uma boa brincadeira.
"Muito simpático, o border collie é artista de TV, pois possui características notáveis para os mais diversos tipo de adestramento, inluindo o agility."
O border collie é um cachorro extremamente ativo e, a menos que exerça algum tipo de atividade física diariamente, não é uma raça que melhor se adapta em apartamento ou ambientes pequenos. O border collie que fica muito tempo preso, pode ficar muito agitado. A altura de um border collie adulto é de 53 cm. medidos na altura da cernelha. Os exemplares fêmeas da raça, são um pouco menores.



9° - Borzoi

O borzoi é um ótimo corredor e caçador. Muito ágil, resistente e de grande elegância. Seu longo focinho, e seu stop sutil são os principais traços do rosto da raça borzoi. "Sua velocidade aliada a sua forma física, demonstram sua elegância durante uma corrida". O borzoi é um velocista nato, sendo um cão de melhor adaptação em chácaras ou casas com quintais amplos e/ou gramados. Vive melhor onde há espaço para brincar e correr. O borzoi gosta e precisa se exercitar diariamente. Seu pelo é brilhante e sedoso, de tamanho longo. O tamanho médio de um borzoi adulto é de 70 cm. na altura da cernelha.



10° - Boston Terrier

O boston terrier é uma raça de origem norte-americana, resultado de cruzamentos entre o Buldogue Inglês e terriers brancos. Criada originalmente para combate, a raça passou a ser chamada de boston terrier no final do século XIX, e hoje em dia é conhecida por sua inteligência e companheirismo. Além de inteligente, o boston terrier é afetuoso, dócil, de expressão gentil e alerta. Requer uma dose moderada de exercícios diários, e prefere permanecer sempre junto aos donos, o que o torna um maravilhoso companheiro. Os olhos são redondos, grandes, de cor escura. As orelhas são pequenas, portadas eretas, naturais ou cortadas. O boston terrier possui uma pelagem curta, lisa, de textura fina e brilhante. As cores aceitas são o brindle (tigrado), preto ou seal (cor-de-foca) sendo obrigatória nesses dois últimos casos, a existência de marcações em branco no antepeito, ao redor do focinho, e entre os olhos. Em relação ao peso, a raça é dividida em 3 classes: abaixo dos 6,8 kg.; de 6,8 até 9 kg.; e de 9 até 10,35 kg.



11° - Boxer

Nesta raça, a harmonia das formas não está separada de múltiplos dotes de inteligência e caráter. Um lindo cão de trabalho e exposição, o Boxer tornou-se muito popular nas últimas décadas, em grande parte por seu notável valor, tanto em tarefas de defesa, como de proteção. De origem alemã, o Boxer é um cão de tamanho médio e pêlo raso e robusto. De estrutura curta, quadrada e ossos fortes, o Boxer movimenta-se com vivacidade, força e nobreza. Sua pelagem é curta, reluzente, muito aderente, amarela ou tigrada. Seus olhos são castanhos, e as orelhas implantadas altas, amputadas em ponta, discretamente longas. O caráter do Boxer é um fator muito importante. O cão deve ser fiel ao dono e a à casa inteira, vigilante, sempre alerta e desconfiado com estranhos. Em família é inofensivo, tem temperamento sereno e afetuoso durante as brincadeiras. É de adestramento fácil, e é muito leal, sem falsidade ou malícia, nem sequer na idade avançada. Os machos medem de 57 a 63 cm., na altura da cernelha, e as fêmeas, de 53 a 59 cm. O peso deve estar de acordo com a altura do cão, ficando, em média, de 28 kg. a 30 kg.




12° - Bulldog Inglês

O Bulldog é um cão inteligente, e muito doce com a sua família. Gosta de companhia, é afetuoso e brincalhão.É um cão valente, leal, corajoso, mas não é agressivo, a menos que seja agredido abertamente.Fortes e resistentes, os Buldogues são excelentes companheiros, calmos e de fácil trato.
Sua pelagem é curta, fina e densa. As fêmeas são normalmente, menos desenvolvidas do que os machos. O peso da raça varia entre 24 e 25 Kg para os machos, e entre 22 e 23 Kg para as fêmeas.




13° - Bull Terrier

As características do Bull Terrier, tal qual o conhecemos hoje, foram fixadas a mais ou menos um século, e em sua origem, encontramos muito do Bulldog Inglês, que foi criado para lutar contra touros, em exibições públicas. Alguns criadores, buscando exemplares mais ágeis, e lutadores imbatíveis, cruzaram o Bulldog com o antigo Terrier Inglês Branco, muito difundido na época. Os primeiros exemplares mostraram-se muito volumosos, e diferentes entre sí. Mais tarde, através de cruzamentos com o Dálmata e terriers ingleses brancos, o Bull Terrier tornou-se o cão ágil e forte que conhecemos hoje.
O Bull também foi usado para caçar ratos, e hoje em dia é um grande guarda e um ótimo companheiro.
É um cão de constituição sólida, ativo, simétrico, de expressão profunda, decidida. Obediente e tolerante frente à disciplina. Os olhos são fundos, pequenos, amendoados, o mais escuros possível, de olhar penetrantes. As orelhas são eretas, finas, próximas entre si. A cauda não é muito curta, de inserção não muito alta. A pelagem é curta, compacta, reluzente, um pouco dura ao tato.


14° - Chihuahua


É uma das pocas raças caninas autóctones do continente americano. Apesar das suas dimensões redusidíssimas, o Chihuahua possui uma natureza forte e caça em forma insuperável pequenos roedores. Ë classificado como cão de salão e de luxo, e possui toda a graça travessa do terrier.
Como cão de guarda está sempre alerta. É extremamente fiel ao seu dono. Talvez seja a menor raça que existe. Não são raros os exemplares adultos que pesam menos de 1 kg. Hoje em dia, é criado também em países de clima mais rigoroso com muito sucesso, mas a origem da raça é mexicana.A característica mais notável desta raça, entre todas as demais, é sem dúvida, o seu minúsculo tamanho. 
Há exemplares que pesam de 900 gr. à 3,5 kg.mas o peso médio é de 1,5kg. O seu corpo é enxuto, está sempre alerta, é vivaz, ágil e muito inteligente. Valente, é capaz de, corajosamente, enfrntar a cães maiores. É muito afetuoso com o dono mas não tolera com facilidade os desconhecidos. Late furiosamente e dá o alarme ante o menor movimento suspeito. Os olhos são muito brilhantes e cheios. As orelhas são grandes e bem separadas entre si. Em estado de alerta mantém-se eretas. A pelagem do Chihuahua pode ser longa e ondulada (em exemplares mais raros), ou curta aderente e brilhante, na maioria dos exemplares.




15° - Chow Chow


Esta esplêndida raça, conhecida como Spitz Chinês em alguns países, está sendo muito difundido em todo o mundo. O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público. O Chow-chow é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, é ótimo caçador de presas selvagens, além de um incansável cão de tração. É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto. Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente amendoados. As orelhas do Chow-chow são, pequenas, grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa. A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.
A altura mínima para a raça é de, cerca de, 45 cm., entretanto o a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto.




16° - Cocker Spaniel Inglês


Os Spaniels atuais provêm diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de seleções cuidadosas e complexas. Entre os spaniels mais conhecidos, está o cocker, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferencioando-se claramente do primitivo, que era um pouco parecido com o springer atual. É um exímio caçador, usado originalmente para caça de aves e devido ao seu pequeno porte, é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte. Dotado de excelente olfato, descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono. Alegre, robusto e esportivo, o Cocker Spaniel é bem equilibrado, compacto. O nariz é largo, os olhos são grandes, escuros e expressam inteligência e doçura. As orelhas, de forma lobular tem inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com pêlos lisos e sedosos. Sua cauda prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão. A pelagem do Cocker é lisa, de textura sedosa, nunca dura nem ondulada, com franjas de comprimento suficiente; nunca deve ser muito abundante, nem crespo. As cores admitidas são muitas. Nos unicolores o branco é aceito somente no peito. A altura de um Cocker é, em média de 40 cm. para os machos e 38,5 cm. para as fêmeas. O peso fica entre os 12 e 14,5 kg.




17° - Collie

Uma das principais características do Collie é a inteligência, que aliada ao seu dote físico, lhe permite desenvolver não só tarefas que lhe são próprias, isto é, as de cão pastor, mas também as de adestramento policial, guarda, caça e obediência. A estrutura física do Collie expressa força e agilidade. Conquista imediatamente como cão de grande beleza, demonstrando dignidade e nobreza, com cada zona do seu corpo bem proporcionada ao conjunto. A altura varia de 56 cm. a 61 cm. para os machos; de 51 cm. a 56 cm. para as fêmeas, medidos na altura da cernelha. O peso pode variar de 18 a 29 kg.
A pelagem confere harmonia à forma do cão. Na variedade de pêlo longo (Rough Collie), a pelagem é muito densa, tem cobertura áspera e subpêlo suave e compacto, quase ocultando a pele. A coloração admitida inclui três tons: marta e branco, tricolor e azul merle.




18° - Dachshund Teckel


O teckel, ou dachshund, é um típico caçador de toca. Dotado de um olfato finíssimo, que lhe permite seguir a mais tênue das pistas, costuma alcançar a toca e penetrar arrojadamente nela, atacando o adversário que se escondeu. O teckel é também um bom sabujo, capaz de atacar animais de caça grossa, aos quais, muitas vezes, consegue entreter até a chegada do caçador, o que é difícil de crer dado as suas dimensões, mas como ocorre muitas vezes, também com os cães, as aparências enganam. É um cachorro curto de membros, alongado, de aspecto vigoroso e sólida musculatura. Apresenta uma posição ativa da cabeça e expressão inteligente. Apesar da desproporção entre o corpo longo, e o seus membros curtos, não parece carente de graça, pesado ou de movimentos limitados. Seus olhos do dachshund tem tamanho médio, cor escura, são ovalados, situados lateralmente, com expressão vivaz, energética e bondosa, sem olhar fixo. Sua mordedura deve ser em pinça ou tesoura. Existem 3 tipos de pelagem a saber: pêlo curto, pêlo duro e pêlo longo. Os tamanhos permitidos para o teckel também são 3: normal (até 9 kg.), Anão (com circunferência torácica máxima de 35 cm. aos 15 meses), e Kaninchen (com circunferência torácica máxima de 30 cm. aos 15 meses).



19° - Dálmata

Sua simpática vivacidade aliada a suas linhas harmoniosas e, principalmente a sua típica pelagem manchada fazem dele uma raça apreciada em todo o mundo. É, hoje em dia, um cão de companhia, que se destaca por sua inteligência e fidelidade ao dono. Sua origem, parece ser antiga, apesar de poucos autores concordarem com a mesma teoria .Ilustrações descobertas na Grécia e no Oriente, reproduzem cães iguais ao Dálmata atual em linhas e pelagem. Alguns o consideram de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns países como Pequeno Dinamarquês. É, de fato, muito difundido, ainda hoje, na Dinamarca. Houve uma época em que o Dálmata era usado também como cão de caça, pois é dotado de um impressionante olfato. É, também, considerado um excelente cão de guarda, embora seja quieto e só lata quando realmente necessário. É um cão ativo e muito musculoso, de grandes linhas simétricas. Seus olhos são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantação um pouco alta são de tamanho moderado. A calda não é muito longa, é forte na raíz e vai-se afindo gradativamente até a ponta.
A pelagem é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante. A cor e as manchas representam os elementos mais importantes. A cor básica, em ambas as variedades é sempre o branco puro, sem mescla. A cor das manchas, na variedade com manchas cor de fígado, deve ser o castanho fígado; na variedade com manchas pretas, ao contrário, preto; quanto mais numerosas as manchas melhor. As manchas da cabeça, do focinho, das orelhas, dos membros e da calda devem ser menores que as do corpo. Os exemplares machos medem de 55 à 60 cm.; na altura da cernelha. As fêmeas medem entre 50 e 55 cm. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22,5 kg.


20° - Dobermann


O Dobermann é um elegante cão de trabalho, de andadura elástica e leve, capaz de cobrir terrenos extensos, especialmente apto a defesa e a guarda. Tem qualidades físicas e psíquicas fantásticas. É atento, obediente, muito fiel e de fácil adestramento devido à sua inteligência, à sua aptidão natural para a guarda, ao seu ótimo olfato, à sua vontade de trabalhar e à sua obediência. De constituição robusta, o Dobermann é muito resistente, suporta bem às interpéries e, em qualquer circunstância está disposto a sacrificar a própria vida para proteger o dono. É um cão de estrutura média, forte e bem musculosa. Os olhos tem forma ovalada e tamanho médio, castanho, o mais escuro possível. O dorso é curto e forte e a pelagem curta, dura, espessa, lisa e nunca aderente. As cores são o preto, o castanho-escuro, ou o azul, com discretas manchas vermelho-ferrugem. A altura, medida na altura da cernelha, é de 68 cm. no machos, com um máximo de 70 cm. As fêmeas, medem de 63, à 66 cm., com um máximo de 67 cm.




21° - Dogue Alemão


Este maravilho gigante é um cão de origem alemã, que hoje em dia é criado em canis especializados por muitos países do mundo, com grande mérito. O dogue alemão reúne na sua nobre aparência de constituição robusta e bem delineada, ferocidade, força e elegância. Destaca-se por sua cabeça expressiva e não revela nervosismo algum, nem sequer nas grandes manifestações afetivas. Os exemplares da raça dogue alemão exibem-se nobre e elegantemente ante seus observadores. O caráter do dogue alemão é essencialmente amistoso, afetuoso com os familiares, em particular com as crianças, esquivo e desconfiado com estranhos. O pelo é muito curto e espesso, é aderente e reluzente. A cauda do Dogue é de comprimento médio e os olhos são bem enquadrado, de tamanho médio, redondos, o mais escuro possível, com expressão vivaz e inteligente. A altura mínima para os machos da raça dobermann é de 80 cm. na altura da cernelha, e as fêmeas devem medir, pelo menos, 72 cm. É desejável, entretanto que esse limite seja superado.



22° - Dogue de Bordeaux

O dog de bordeaux é um excelente guarda, muito forte e musculoso. Tem personalidade forte e é muito fiel a seu dono. "É um cão bastante popular na frança, e é mais usado como guarda e como companhia."É um cachorro carinhoso e leal com a família. O dog de bordeaux é um cão de grande porte, medindo de 59 à 69 cm. na altura da cernelha. O peso de um exemplar adulto fica entre os 38 e os 46 kg.


23° - Fila Brasileiro


O fila brasileiro é uma raça de trabalho que já conquistou numerosos adeptos, em muitos países.
O cão de fila, ou fila brasileiro, tem uma origem obscura, como a de tantas outras raças.
É possível indentificar no fila traços de algumas raças trazidas ao Brasil pelos colonizadores espanhóis e portugueses, como o bloodhound, o mastiff e o bulldog inglês, o que nos leva a supor sua descendência. 
É um cão de grande porte, acostumado à grandes espaços, e ideal para sítios e fazendas. Um típico molosso, o fila é desconfiado na presença de estranhos e não admite a menor familiaridade. A altura do fila brasileiro varia de 65 cm à 75 cm para os machos, e de 60 cm à 70 cm para as fêmeas, medida sempre na altura da cernelha. O peso mínimo para a raça é de 40 kg, para as fêmeas, e de 50 kg, para os machos.




24° - Fox Terrier (Pêlo Duro)


Excepcional caçador e muito versátil, o fox terrier de pelo duro já foi utilizado para caça a raposas e javalis. No entanto, é uma raça muito inteligente e valente, tendo sido assim, utilizado para inúmeras outras funções relacionadas a caça. Sua região de origem é a Grã Bretanha e há registros muito antigos do fox terrier de pelo duro (séc. XVIII). A pelagem é densa, de textura dura, com sub pelo macio e curto.
A cor da pelagem deve ser predominantemente branca, com marcas pretas, castanhas, ou pretas e castanhas. A altuara máxima para os exemplares da raça é de 39 cm, medidos na altura da cernelha.
O peso deve variar entre 6,8 kg. a 7,7kg. nas fêmeas e 7,3 e 8,2 nos machos.





25° - Golden Retriever


Alegre, ágil, forte, de movimentos leves, expressão mansa e caráter dócil. Essas características resumem os principais traços deste belíssimo cão de caça, que adora aprender e está sempre pronto ao trabalho. É muito inteligente, obediente e está apto a realizar as mais diversas funções.
De olhos escuros e corpo bem equilibrado, o Golden Retriever tem pelagem lisa ou ondulada, com franjas. O sub-pêlo é espesso e resistente à água. As cores aceitas são qualquer tonalidade de ouro ou creme, mas nunca vermelho. Alguma presença de pêlos brancos no peito é permitida.

Os filhotes são alegres, brincalhões e muito ativos. Ficam sempre por perto, e adoram correr e brincar com os seus donos. Muito companheiros, os Goldens, são amáveis e pacientes com as crianças. São dóceis com outros animais e pessoas desconhecidas, desde que socilizados ainda pequenos.
O pêlo pode ser escovado de 3 a 4 vezes por semana, e os banhos podem ser quinzenais, (somente a partir dos 2 meses de vida). A altura do Golden varia de 56 à 61 cm., na altura da cernelha, (para os machos), e de 51 à 56 cm. (para as fêmeas). O peso médio da raça é de 25 à 27 kg., proporcionais à altura do animal.





26° - Husky


É um cão de porte médio, de extrema agilidade e muito vigoroso. Originário de Sibéria, era usado para puxar trenós. É muito popular nos Estados Unidos e no Canadá, e é extraordinariamente dócil e carinhoso com todas as pessoas. Sua pelagem é densa e comprida, formada por duas camadas de pêlo, sendo que o sub-pêlo é sedoso, espesso, um pouco lanoso. O pelo externo é igualmente sedoso e suave. Apresenta-se em todas as cores, inclusive o branco. Sua altura varia de 53 à 60 cm., nos machos e de 51 à 56 cm. nas fêmeas. O peso varia de 16 à 27 kg.



27° - Jack Russell Terrier


Estes pequenos caçadores são inteligentes e fogosos, eles têm uma forma de ser auto-confiante e alegre e frequêntemente são brincalhões. Além disso, eles também são caracterizados pela sua atenção, vigilância e bravura. O jack russell Terrier pode medir até pouco menos de 40 cm. Normalmente este cãozinho têm uma altura inferior a 30 cm. O seu peso é variável a 8 kg. Um jack russell terrier precisa de sair muito, para se exercitar. Ele dá- se muito bem com as crianças e normalmente não tem quaisquer problemas como os outros cães.




28°- Labrador


Apaixonado por água, o labrador é uma maravilhosa raça de porte médio/grande. Possui um excelente temperamento, é companheiro, fiel e está sempre procurando agradar ao seu dono. O aspecto geral do Labrador é o de um cão de constituição robusta, curto e sólido, muito ativo, de lombo e traseira largos e robustos, de pêlo curto, aderente e sem franjas, com presença de um espesso subpêlo. Os olhos são de tamanho médio, expressam inteligência e bom temperamento, de cor castanha ou avelã. A pelagem é uma característica importante da raça. É curta, espessa, sem ondulação. É muito dura ao tato, e apresenta um subpêlo resistente à água. A cauda, grossa na base, é outra característica própria da raça. De comprimento médio, a cauda está praticamente desprovida de franjas, mas é inteiramente coberta com a pelagem característica do Labrador: curta e espesa. As cores são o preto, o fígado (chocolate) e o amarelo. Esta última, pode variar entre o vermelho e o creme. A cor é uniforme e não deve apresentar pintas ou manchas. O tamanho do Labrador varia de 55 à 57 cm. na altura da cernelha, para os machos, e de 54 à 56 cm. para as fêmeas.






29° - Mastiff Inglês


Um poderoso cão de guarda, o mastiff é considerado uma raça tradicionalmente inglesa, apesar de alguns afirmarem que tem origem nas ilhas britânicas. Seu antepassados devem ser buscados entre os mastins assírios, descendentes por sua vez do Mastiff Tibetano. O mastiff é um cão de trabalho, e já foi usado para muitas funções, em outros tempos: na caça, na guerra, para guarda pessoal e patrimonial. Hoje, é essencialmente um cão de guarda e de defesa. A cinofilia lhe tem grande estima, tanto por seus dotes estéticos como pelas qualidades psicofísicas. É, sem dúvida, um cão grande, volumoso, vigoroso e simétrico. É uma mistura de força, coragem, bom humor e docilidade. Tem um nariz largo, olhos pequenos e afastados, orelhas pequenas, finas ao tato. A cauda tem implantação alta, é larga na raiz e vai se afinando até a ponta. A pelagem é curta e espessa, não muito fina nos ombros, no pesscoço e no dorso. O mastiff, apesar de sua força, é um cão amoroso e tranquilo com a sua fámilia. É desconfiado com estranhos, e sabe ser terrível, se for obrigado a atacar.



30° - Mastiff Napolitano

É um excelente cão de guarda, muito dócil com a família e insuperável guardião de propriedades.
O Mastino é um cão muito equilibrado dotado de um apurado discernimento entre o bem e o mal, o certo e o errado. Trata-se de um molosso muito antigo, descendente provavelmente do Mastim do Tibete. Registros da época da Roma Antiga, catalogaram a existência de um cão que obedece as características descritivas do Mastino. Estes cães eram usados para guarda das casas, devido ao seu tamanho e coloração do pêlo, que amedrontava os ladrões durante o dia, e passavam desapercebidos durante a noite. No entanto, o Mastino, tal como o conhecemos hoje, foi apresentado à cinofilia em uma exposição na cidade de Nápoles no ano de 1946. O pêlo é curto, denso e uniforme e a pele é solta. A altura varia de 65 à 72 cm. nos machos, e de 60 à 68 cm. nas fêmeas. O peso varia de 50 à 70 kg.


31° - Mastiff Tibetano

É um cão muito protetor, de companhia e de guarda. O mastim do tibet é um cão de grande porte, de aparência imponente, solene, mas doce. O mastim do tibet demora a se desenvolver completamente, atingindo seu completo amadurecimento somente aos 4 anos (fêmeas de 2 a 3 anos). Os machos tem pelagem mais densa e mais abundante. As cores permitidas são muitas: totalmente preto, preto e marron, várias tonalidades de cinza e também cinza com manchas douradas. O marron tem várias tonalidades. Uma mancha branca no peito é permitido, e pequenas manchas brancas nos pés são aceitáveis. Os machos da raça mastim do tibet devem medir 66 cm na altura da cernelha, no mínimo. Fêmeas, pelo menos, 61 cm.


32° - Old English Sheepdog


Este simpático cão pastor, se difundiu, principalmente na Inglaterra, e tem como características a inteligência, a afetuosidade, seu jeito e latido inconfundíveis. É um cão de aspecto robusto, compacto, perfeitamente simétrico. O corpo do Sheepdog é totalmente coberto por uma bela e abundante pelagem longa, formando cachos. O Old English Sheepdog não tem cauda, é um cão sólido, musculoso, hábil e de expressão inteligente. É dócil e tem caráter muito equilibrado. O Old English Sheepdog é protetor, fiel, muito carinhoso com a sua fámilia e particularmente paciente com as crianças. A altura média da raça é de 56 cm., medidos na altura da cernelha.




33° - Pinscher


O pinscher miniatura é um cão de grande mobilidade, aspecto muito elegante e muito sóbrio. É de tamanho médio e sua constituição quadrada, possuindo uma musculatura robusta e forte. É muito desconfiado com estranhos, e está sempre alerta. Apesar do caráter dócil, é ótimo guarda. O seu pêlo curto e limpo, contribui para ser um bom cão para apartamento. Seus olhos são escuros, de tamanho médio, cheios de forma ovalada. A cauda, de inserção alta e espessura média, é levada verticalmente. O pêlo do pinscher é curto, liso, duro ao tato, forte,brilhante, bem aderido ao corpo. A altura da raça fica entre 25 e 30 cm, medidos na altura da cernelha.




34° - Pastor Alemão


Os cães de pastoreio demonstram coragem, inteligência e combatividade. Além disso, são fortes, velozes, e particularmente resistentes às grandes caminhadas e à interpérie. O pastor alemão, é o mais conhecido cão pastor. É utilizado hoje em dia, principalmente como guardião e protetor, como auxiliar na luta contra o tráfico de entorpecentes, eficaz para resgate de pessoas feridas, guia de cegos, além de ser um companheiro insuperável. É, sem dúvida um cachorro muito inteligente. Gosta do trabalho, e aprende com muita facilidade. Um ótimo companheiro, o pastor alemão deve também demonstrar coragem e dureza, em defesa do dono e de seus bens. O pastor alemão é vigilante, fiel e manso com as crianças e os outros animais. Diante de estranhos demonstra desembaraço, e segurança. O caráter é uma de suas qualidades mais importantes. Possui um sistema nervoso equilibrado, grande desenvoltura, vigilância, fidelidade, incorruptibilidade, e, além disso, coragem e engenho na defesa. Sua pelagem é dura, de cobertura espessa os pêlos são retos, duros e muito aderentes, insensíveis à interpérie. É um cão de porte médio, medindo de 55 cm a 65 cm, na altura da cernelha A estrutura da raça é levemente alongada, robusta e musculosa; sólida, porém de ossatura fina.



35° - Pastor Belga

O pastor belga é um cachorro de porte médio, harmoniosamente proporcionado, inteligente, rústico, habituado à vida ao ar livre, feito para resistir às intempéries das estações do ano. O pastor belga é vigilante e atento. A raça possui olhar, esperto e inquiridor, demonstrando a sua inteligência. É muito valente, de temperamento alegre e equilibrado. Adora o trabalho, a família e, principalmente a companhia do seu dono. A raça é dividida em quatro tipos de cães, que em muito se assemelham, mas o comprimento e a cor da pelagem, entre outras características os diferem: otervueren, o malinois, o laekenois, e finalmente ogroenendael. A principal característica da variedade mais conhecida, o groenendael é a linda e longa pelagem negra, de aparência densa e abundante. A altura dos machos fica entre os 60 e 66 cm., e as fêmeas medem de 56 a 62 cm.


36° - Poodle

O poodle é um dos mais famosos cães franceses. É um cão, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. É capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade. Trata-se na realidade, de um cão anatomicamente bem constituido e muito gracioso, que se dinstingue também, pela sua característica tosa, que o diferencia de qualquer outra raça. É um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo. O poodle é famoso pela fidelidade, aptidão para o adestramento, obediência, o que faz dele um cão de companhia muito agradável. Seus olhos, têm coloração marrom, âmbar escuro, ou preta, dependendo da pelagem. Os olhos são levemente oblíquos, situados na altura do stop. As orelhas são longas e a cauda de inserção bastante alta. A pelagem do tipo crespa é abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elástica e resistente a pressão da mão. A pelagem do tipo encordoado é, também, abundante, de textura fina e espessa que forma cordõesinhos tipicos e longos, não inferiores a 20 cm. As cores são o preto, branco, marrom, cinza e abricó. Quanto ao tamanho, temos 4 variedades: tamanho gigante, de 45 à 60 cm; tamanho médio, de 35 à 45 cm; tamanho miniatura ou anão, de 28 à 35 cm, e por fim o Toy, com no máximo 28 cm, medidos sempre na altura da cernelha.


37° - Pug


O próprio nome da raça já indica o seu tamanho. Pug ou "pug-dog", como foi apelidade na Inglaterra, significa "coisa diminuta", ou "cachorro diminuto". O pug é uma raça de temperamento calmo, dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo. É um cão quadrado e enxuto, de estrutura compacta e musculatura bem desenvolvida. A cabeça é grande, maciça, redonda, sem sulco médio no crânio. O focinho do pug é curto, obtuso, quadrado. Tem rugas profundas e grandes. Os olhos são grandes, escuros, brilhantes e de expressão doce. As orelhas do pug são finas e pequenas. A cauda é o mais enrolado possível sobre o dorso e a pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante. As cores são o preto, amarelo damasco (abricot) e prata. O peso do pug fica entre os 6,5 e 8 kg.




38° - Rottweiler

As origens da raça rottweiler são remotas, e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que o rottweiler é de criação absolutamente germânica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raça. O rottweiler teria, assim, se originado do mastim do tibet, que servia aos romanos como guarda e para condução do gado. O rottweiler é um cão acima do tamanho médio, nem pesado nem leve. Não é alto, seu corpo é curto, compacto e robusto. O rottweiler é um cachorro de inteligência notável, sua devoção e dedicação ao trabalho são extraordinárias, assim como sua obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade. O aspecto geral da raça demonstra, à primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. O caráter do rottweiler está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade. Seus olhos, de tamanho médio e cor castanho-escuro expressam ternura e fidelidade. A pelagem do rottweiler é curta, densa, de pêlo reto, sem sub-pêlo no pescoço, de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente. A altura desejada, medida na cernelha, é de 60 à 68 cm para os machos, e de 55 à 65 cm para as fêmeas, sempre em harmonia com a estrutura geral.


39° - São Bernado

O são bernardo (saint bernardshund) pertence ao segundo grupo (cães de trabalho), e é considerado um coleira de guarda e de salvamento. É um cachorro forte, de peito bem arqueado e ombros largos. É um excelente companheiro, que adora as crianças. Respeita seu dono, é fiel e devotado à sua família. É muito tranquilo e gosta de companhia. Ao contrário do que muitos podem pensar, o são-bernardo não é um cão de difícil manutenção. Apesar de precisar de exercícios diários, mesmo depois de adulto, ele não precisa de tanto espaço. Um bom passeio de coleira diariamente trará a dose ideal de exercício para o cachorro que não tenha muito espaço em casa. Para as crianças, o são bernardo é um grande amigo. Sempre muito bem humorado, adora uma boa brincadeira. Faz novos amigos com facilidade, mas na ausência de seu dono, o são bernardo tende a defender seu território, procurando afastar qualquer pessoa estranha à casa. O tamanho mínimo para um são bernardo macho é de 70 cm. na altura da cernelha, e para as fêmeas, 65 cm. Os exemplares da raça de pelo curto são geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg (fêmeas). Os machos de pelo longo pesam entre 80 kg e 100 kg, enquanto as fêmeas pesam até 85 kg




40° - Schnauzer

De origem alemã, o schnauzer era usado para acompanhar as carruagens em viagens através da Europa, e sua presença era indispensável. Durante o dia, corria ao lado dos cavalos, e às vezes corria na frente, para inspecionar o caminho, latindo ferforosamente diante de qualquer perigo. A primeira aparição da raça schnauzer foi em 1879, na Alemanha, com o nome de pinscher de pêlo duro. Suas múltiplas qualidades fazem dele um cão particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia. O schnauzer é um cão de estatura média, constituição quadrada, e os machos parecem um pouco mais curtos que as fêmeas. Seu caráter bonachão demonstra-se na vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. Diante do dono é muito afetuoso, mas é desconfiado com estranhos, não faz amizade com facilidade, e na ausência do dono é incorruptível.
Os órgãos sensoriais da raça schnauzer são altamente desenvolvidos. É prudente, tem grande disposição ao adestramento, é incrivelmente fiel e atencioso. Tem grande resistência a doenças e interpéries. Os olhos do schnauzer são escuros, ovalados. A cauda alta, levada segundo o temperamento da raça. Sua pelagem é dura, o pêlo é forte e espesso. Visto a contra pêlo está sempre levantado, isto é, não aderente, nem muito curto, mas sustentado pelo sub-pêlo.
A principal característica da pelagem do schnauzer é o pêlo em forma de barba rígida e sobrancelhas espinhosas que sombreiam ligeiramente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pêlo é mais curto que em qualquer outra parte do corpo, e é duro em toda a cabeça.


41° - Setter Gordon

É um cão elegante, bem quilibrado, de linhas aptas para o galope. É inteligente, sociável, calmo, de natureza gentil, demonstrando coragem e dignidade. A cabeça tem forma arrebondada, com orelhas de tamanhos médios e stop bem pronunciado. O focinho é longo, mas não pontudo nem afinalado.
Tem olhos marrom escuros, brilhantes, de expresão vivaz e inteligente. A cauda é reta, grossa na raiz, afinando para a ponta, com presença de franjas longas. 
É um cão elegante, bem quilibrado, de linhas aptas para o galope. É inteligente, sociável, calmo, de natureza gentil, demonstrando coragem e dignidade. A cabeça tem forma arrebondada, com orelhas de tamanhos médios e stop bem pronunciado. O focinho é longo, mas não pontudo nem afinalado. Tem olhos marrom escuros, brilhantes, de expresão vivaz e inteligente. A cauda é reta, grossa na raiz, afinando para a ponta, com presença de franjas longas.


42° - Setter Irlândes

O setter irlandês É um lindo cão de pelagem longa, ótimo companheiro e de aparência nobre e elegante. Antigamente o setter irlandês era branco, com manchas vermelhas, evidenciando uma origem em comum com o setter inglês. Sua cabeça é longa e fina, nem estreita nem modelada. Seus olhos são castanhos, e não muito grandes. As orelhas do setter irlandês são de tamanho moderado, textura fina, de inserção baixa e posterior. A cauda é moderadamente longa, proporcional à estatura do cão.
O setter irlandês tem pelagem curta e fina na parte anterior dos membros e na ponta das orelhas, e nas outras partes do corpo é de comprimento moderado, de 5 a 6 cm. de comprimento, de textura sedosa, bem estirado, com franjas ricas, mas leves. A cor é castanho brilhante, sem vestígios de preto.
A altura da raça setter irlandês deve ficar entre os 56 e 64 cm. na altura da cernelha, para os machos. No caso das fêmeas, deve ficar entre os 54 e 62 cm.. O peso deve estar entre os 20 e os 30 kg., sempre proporcionais ao tamanho do animal.




43° - Sharpei

Vindo provavelmente das aldeias que rodeiam o mar da China Meridional, o shar pei é uma raça inteligente, leal e alerta. O shar pei possui pelagem curta e dura, sem sub-pêlo, e nunca deve ser tosado. Todas as cores sólidas são aceitas para a raça, exceto o branco. De porte médio, o shar pei mede de 44 à 51 cm. na altura da cernelha. É um fantástico companheiro, calmo, independente, e muito afetuoso à família. As rugas sobre a cabeça e a cernelha são as características mais marcantes da raça shar pei.



44° - Shi Tzu

A raça shih tzu foi levada para a Europa por volta de 1930, e desde então muitos exemplares foram criados com sumo cuidado por todo o continente. "shih tzu", em chinês significa leão. Cachorros com aspecto leonino são muito apreciados na China, e não é diferente com esta linda raça de companhia.
O shih tzu é um cachorro muito ativo, atento e dócil. Seus olhos são escuros, grandes e redondos.
As orelhas do shih tzu também são grandes, caídas, implantadas levemente abaixo do alto da cabeça, cobertas com pelagem abundante. A cauda é de inserção alta, com franjas bem enroladas no dorso. A pelagem da raça shih tzu é longa e abundante, não crespa, com bom sub-pelo.
O peso médio para os exemplares da raça shih tzu fica em torno dos 9 kg.




45° - Spitz Alemão


O spitz alemão é um cãozinho compacto e ativo, com um denso e macio sub-pelo, de caráter alerta e expressão "inteligente". É alegre e amigo, sempre muito curioso. O spitz alemão é extrovertido e companheiro. Gosta de companhia e está sempre muito bem humorado. Não é um cão insistente, é muito tranquilo, o que o torna um grande companheiro. É elegante nas pistas, e é considerado uma raça muito inteligente. O spitz alemão aprende com facilidade, gosta de aprender e considera o treinamento uma grande brincadeira.
A raça tem 5 variações em relação ao tamanho:
Anão (ou Lulu da Pomerânia): até 22 cm;
Pequeno, até 29 cm;
Médio, de 30 a 38 cm;
Grande, de 42 a 50 cm; e
Gigante de 50 a 60 cm.




46° - Staffordshire Bull Terrier

Caçador hábil e corajoso, o staffordshire bull terrier é também muito inteligente. É um cachorro que demonstra grande afetuosidade com a família, e ainda mais com as crianças. É forte, musculoso, e ao mesmo tempo ativo e ágil. A pelagem da raça staffordshire bull terrier é lisa, curta e bem assentada ao corpo. A cor da pelagem pode ser vermelho, fulvo, branco, preto ou azul, tigrado, ou qualquer uma dessas cores com branco. O tamanho do staffordshire bull terrier varia de 35,5 a 40,5 cm, dependendo do peso do cão. Para os machos, o peso varia de 12,7 kg a 17 kg, sendo que para as fêmeas a variação fica entre os 11 kg e os 15,4 kg.


47° - Terrier Brasileiro (Fox Paulistinha)

O terrier brasileiro é um típico terrier, de excelente estrutura, sem ser pesado. Seu tamanho é médio, é forte e musculoso. É um cachorro ágil e rápido, agitado e sempre em alerta. É cauteloso com estranhos, mas é muito dócil e carinhoso com os familiares. Um excelente caçador de pequenas presas e um ótimo guarda, o terrier brasileiro também conhecido como fox paulistinha) tem pelagem curta e lisa, e a cor é branca, com marcações em preto, marrom ou azul. A altura dos exemplares da raça terrier brasileiro pode variar entre os 37 e os 40 cm. para os machos, e de 33 à 37 cm., para as fêmeas, medidos sempre na altura da cernelha. O peso máximo para o terrier brasileiro é de 10 kg.


48° - Weimaraner


Desenvolvida há mais de cem anos, esta é, provavelmente a mais antiga raça de aponte da Alemanha.
O weimaraner é forte, veloz, de porte médio / grande. Destaca-se entre as raças de caça e aponte por possuir um ótimo temperamento e boa adestrabilidade. É um cachorro inteligente, determinado, resistente e possui faro apurado. Os exemplares de pelo curto apresentam pelagem fina, lisa e sedosa. 
Já os exemplares de pelo longo da raça weimaraner podem apresentar pelagem mais ondulada, longa, com ou sem a presença de sub-pelos. A cor da pelagem da raça weimaraner é cinza, nas tonalidades prata, corça ou rato. Os olhos são redondos, de cor âmbar, claros ou escuros. A altura de um exemplar adulto da raça weimaraner fica entre os 59 e 70 cm, no caso dos machos. Já para as fêmeas, a altura média fica entre os 57 e 60 cm, medidos sempre na altura da cernelha.



49° - Whippet

O whippet, é um cão pertencente ao décimo grupo (galgos) e é um velocista nato. O whippet é capaz de atingir cerca de 60 km/h. É muito parecido fisicamente com o greyhound, apesar de ser menor. É também um cão muito ágil e ativo, capaz de percorrer uma grande distância com um pequeno esforço. A altura do whippet varia de 44 à 51 cm, medidos sempre na altura da cernelha. As orelhas devem ser pequenas. A pelagem do whippet é curta, densa e firme. Os olhos devem ser escuros e a cara tem expressão inteligente e alerta. A mordedura deve ser em tesoura. O whippet é um cão amigável e gentil. É um excelente companheiro, adora brincar e é também um cão muito tranquilo. O whippet gosta e precisa da companhia do dono, é muito leal e afetuoso.


50 - Yorkshire Terrier

A raça yorkshire terrier é considerada por muitos um verdadeiro fenômeno. Foi obtida através de cruzamentos entre outros terriers. A nova raça chamou a atenção de criadores que, por uma rigorosa seleção, obtiveram exemplares espetaculares. Hoje em dia, seus admiradores estão em todo o mundo, e o yorkshire terrier é um dos preferidos como cão de companhia. Tem o aspecto de um "toy terrier" de pêlo longo. É muito enxuto, delicado, de porte erguido e ar imponente. A linha geral do yorkshire terrier dá a impressão de um corpo vigoroso e bem proporcionado. Seu peso não ultrapassa os 3,5 kg. Os olhos do yorkshire são um pouco escuros e cintilantes, de tamanho médio e expressão agudamente inteligente. As orelhas são pequenas, em forma de "V". A cauda é cortada, levada um pouco mais alta que o nível do dorso. A pelagem do corpo do yorkshire terrier é moderadamente longa e perfeitamente lisa, brilhante e sedosa.








6 comentários:

  1. Eu adoro o husky e o pug mais o pit bull tinha que tar em 50°lugar opiniao mais opinião é de cada um mas o top 50° ta top

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um Golden,um pinscher é uma shih Tzu. É mto bom saber q tem pinscher em alguma lista. O top 50 tá ótimo parabéns.

    ResponderExcluir
  3. A Yorkshire tinha que ta pelo menos no top 20 eles são muito FOFOS

    ResponderExcluir
  4. finalmente achei alguém que sabe da existencia do borzoi

    ResponderExcluir
  5. Nossa minha cachorra tinha que ser a 46

    ResponderExcluir