Répteis


Bom, não sou chegado em répteis como cobras, mas mesmo assim decidi falar de répteis em meu blog, os únicos que tenho muita vontade ter são iguanas e tartarugas!

Répteis são agora mais populares do que os cães filhotes, um fato que apareceram como resultado de uma pesquisa realizada no início de 2008. Enquanto a maioria sabe que o Pastor Alemão e Labrador são os mais populares, poucos de nós conhecemos os mais populares répteis mantidos como animais de estimação. Tal como muitas outras coisas relacionadas com pet, é necessário fazer a escolha certa, e tão pouco adaptada à escolha de uma raça de cão pode causar problemas, o mesmo acontece com os répteis.  Os mais populares tendem a ser mais fácil de cuidar, e, como tal, são grandes répteis introdutória, portanto aqui estão elas:
Bearded Dragon é o nome comum para qualquer agamid lagarto no gênero Pogona. Elas são originalmente da Austrália, e são normalmente as primeiras pessoas chegaram réptil como animais de estimação. Há seguramente muitos mais tipos de répteis mantidos como animais de estimação, e sem dúvida o mais popular vai mudar, mas nenhum dos três acima nomeada irá fazer uma grande companhia, e de uma grande introdução à manutenção répteis.

Cuidados com répteis - Terrários 

Existem vários tipos de terrários, que variam desde as proporções, ao tamanho, passando por material necessário e decoração. O tipo de terrário não é escolhido pelo dono, mas sim adaptado à espécie. O leque de tipos de terrários existentes é bastante vasto, mas existem 3 grupos principais a partir dos quais, com algumas variâncias se podem construir outros tipos de ambientes.  

Terrários Tropicais

Os terrário tropicais pretendem reproduzir o ambiente das florestas dos trópicos, onde as árvores são abundantes e a humidade é elevada. Podem ser combinados com uma fonte de água, por exemplo cascatas ou piscinas. São terrários de moderada dificuldade a montar, uma vez que a decoração deve estar bem segura. 
Tendem a ser utilizados com espécies arborícolas, como a Iguana Verde, e por isso são mais altos do que compridos. Esta disposição favorece a utilização de troncos, previamente tratados, que não só funcionam como elemento decorativo, mas também podem ser utilizados pelos animais para trepar, aumentando assim a área do terrário utilizada pelo animal. As plantas colocadas na vertical podem ser uma boa forma de revestir as paredes. Em alternativa, pode ser utilizada casca de árvore ou bambu. Os animais destes terrários costumam beber água através das gotas que ficam nas paredes ou nas plantas. Contudo, é sempre melhor ter uma pequena taça com água à disposição. A par com a humidade elevada, a temperatura também deve ser relativamente alta, situando-se entre os 25 e os 30 graus e pode ser mantida durante todo o ano.

Terrários Desérticos


Estes terrários são desenhados para simular o ambiente árido e seco do deserto. Nestes terrários deve existir uma grande amplitude térmica: durante o dia, a temperatura deve ser elevada, perto dos 40ºC e durante a noite deve ser mais baixa, desliga-se o aquecimento.
A inclusão de vegetação é opcional, mas apenas os cactos se dão bem nestes ambientes. A rega é pouca e deve ser feita espaçadamente e de forma a não aumentar significativamente a humidade do terrário. As pedras são o elemento essencial destes espaços. Arenito e xisto são boas opções, mas devem ser limados. Com as pedras é possível criar uma série de esconderijos que os animais, sobretudo lagartos, destes habitats gostam. Apesar de ser uma ambiente seco, deve-se dar aos animais uma taça pequena onde tenham sempre água disponível.

Aquaterrários


O aquaterrário é uma mistura de aquário e terrário. É composto por uma parte seca e outra com água. A proporção da zona seca depende se a espécie que vai habitar o espaço é mais aquática ou terrestre. As tartarugas são espécies comuns neste tipo de ambiente. Na parte seca pode haver pedras e troncos. Também o fundo da parte com água pode ser decorado.

Aspectos gerais


Aquecimento

Quase todas as espécies de terrários necessitam de aquecimento. Embora algumas, como as tartarugas possam passar sem ele, isso quereria dizer que teriam de entrar em hibernação, o que não se justifica em cativeiro, a não ser para a reprodução. De acordo com as espécies diferentes, vários tipos de aquecimento podem ser necessários: lâmpada de cerâmica, tapete de aquecimento, etc.

Iluminação

Existem no mercado vários tipos de lâmpadas para iluminação. A potência varia, bem como o seu propósito, algumas são específicas para dia outras noite. As lâmpadas devem ser escolhidas de acordo com a espécie do animal. Um dos princípios mais importantes é não deixar qualquer terrário apanhar luz directa do sol. O sol interfere na temperatura do ambiente e pode originar temperaturas demasiadamente elevadas. Para além disso, se tiver os materiais necessários, não haverá necessidade de expor o terrário ao sol. Pode em alternativa expor os animais, fora do terrário. Neste caso convém providenciar uma fonte de água e sombra, para que possam regular a temperatura do corpo.

Circulação de ar

Por vezes a circulação de ar é negligenciada nos terrários. É bastante importante criar furos nas paredes para que possam originar a correntes de ar. Entre os métodos mais fáceis e eficazes é fazer entradas de ar numa das laterais em cima e na lateral oposta em baixo. Os terrários encastrados terão de ter métodos artificiais para gerar a circulação do ar.